Como aumentar as vendas expandindo a área geográfica de mercado?

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07/08/2017
Como aumentar as vendas expandindo a área geográfica de mercado

Muitas empresas limitam seus esforços de vendas e marketing em uma área imediata ao redor da localização central dos seus negócios, limitando assim seu crescimento e potencial de ganhos. Por isso, elaboramos esse artigo para você estimular o debate sobre como aumentar as vendas expandindo a área geográfica de mercado.

Veja este caso real: um distribuidor de equipamentos voltados a playgrounds descobriu que nenhum dos seus competidores comercializava produtos em vários subúrbios da região metropolitana da cidade e concluiu que o motivo era que nenhum deles tinha sede nesses locais. Então, verificou que o custo adicional para cobrir uma parcela maior do mercado era pequeno e teve um retorno de investimento gigante, duplicando as vendas.

A grande lição dessa história? Não exclua um mercado além das suas fronteiras atuais sem primeiro fazer uma investigação. Agora, leia mais para saber como você pode expandir os seus negócios em um novo território:

 

Por que é sábio expandir a área geográfica?

Se você concentra os seus esforços em apenas uma localização, você pode não perceber o risco envolvido em investir todo o seu dinheiro em apenas uma frente:

  • Se uma grande quantidade de concorrentes entrar na sua área geográfica, isso pode impactar diretamente na sua clientela e reduzir negativamente a sua rentabilidade
  • Você pode perder o alcance de áreas geográficas que sejam mais lucrativas com uma demanda superior, ou seja, uma maior demografia-chave ou ainda com menos concorrentes
  • Operar em mais de um local pode proporcionar mais diluição de risco ao criar uma estabilidade adicional, possibilitando que você veja o mercado em mudança. Uma espécie de segurança que se você perder posições estratégicas, tal fato não causará impactos tão enormes no seu negócio
  • Se você for bem-sucedido em uma localização que já não precisa de tanto esforço para manter a atuação, é possível que a mesma fórmula vencedora também se aplique para gerar uma expansão mais rápida em outros.

 

Como começar?

Se você quer abrir o seu negócio em outra cidade ou na região metropolitana de onde você atua, comece a explorar o potencial de crescimento com pesquisas de mercado. Este primeiro passo é muito importante e vai ajudá-lo(a) a prever o faturamento antes mesmo de investir, confirmando a real demanda pelos seus produtos e serviços, os concorrentes que atuam e também os custos da estratégia de expansão.

 

3 formas de começar a expandir o seu negócio

  1. Configure o seu negócio em outro local: se a sua primeira localização já é lucrativa e está funcionando sem problemas, os recursos financeiros estão saudáveis e há potencial comprovado de ganhos em uma região inexplorada, abrir em um novo local é um risco menor e mais palpável — gerando, inclusive, a possibilidade de criar uma cadeia ou franquear o seu negócio
  2. Comece pelo digital: configure o seu site para receber pedidos de clientes online de qualquer lugar do mundo, gerando leads que darão insights de onde há demanda. Se o seu ramo possibilita criar uma loja virtual, por exemplo, essa também é uma boa saída para baixar os riscos e segmentar ainda mais os clientes por local.
  3. Trabalhe com revendedores: fazer uma parceria com um distribuidor em outra parte do país ou do mundo possibilitará a você ofertar produtos e serviços com menos problemas. Esse modelo de negócios elimina custos relacionados à abertura de locais físicos, gastos com criação de identidade visual e criação da marca, bem como os custos relacionados aos profissionais que trabalharão na localmente.

Sua empresa tem potencial de crescer a nível nacional ou até mesmo internacional? Qual opção de expansão possui o maior potencial para o crescimento do seu negócio? Essas são perguntas que você deve se fazer sempre.

 

Fonte: Sage

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Geiko Sistemas
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Atuando no desenvolvimento projetos e sistemas de Gestão de Atendimento e CRM em pequenas e médias empresas fez com que acumulássemos conhecimento e experiência.

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